Conheça o shmup brasileiro Herodes

Imagine a seguinte situação: o ano é 2147, um sujeito dá entrada no hospital e está com um quadro clínico bastante grave onde os métodos convencionais de tratamento não estão surtindo efeito para combater os sintomas da infecção provocados por um novo tipo de vírus.

A única solução encontrada pelos especialistas é recorrer a um tratamento experimental que consiste em injetar no corpo do paciente um veículo que irá circular pelo organismo e, assim, combater todas as infecções até chegar ao núcleo do problema, o vírus denominado Herodes.

É com esse enredo de ficção científica que a desenvolvedora brasileira Tecnogil’s está trazendo o jogo para PC, Herodes, trata-se de um shmup (shoot ‘em up / navinha) do subgênero bullet hell / danmaku, aquele tipo de jogo 2D em que o cenário é preenchido com uma quantidade absurda de tiros, com rolamento (scroll) automático na horizontal. O título possui gráficos em pixel art e músicas no estilo house progressivo 16 bit. As composições são de Joseph Andrew e você pode conferir seus trabalhos clicando aqui.

Herodes está em campanha para arrecadar fundos através do site de financiamento coletivo Catarse, a meta é de cinco mil reais, entretanto é uma campanha no modo flexível, ou seja, mesmo que o valor almejado não seja alcançado, o dinheiro arrecadado será repassado à desenvolvedora. Há diversas recompensas para os financiadores, desde chave para o game na plataforma Steam, o nome do financiador creditado no jogo, passando por diversas outras premiações.

Para os interessados em testar a demo de Herodes, o link você encontra no Catarse. A demo possui a história do jogo e um estágio, nela podemos ver que o game possui inspiração nas fases biomecânicas do clássico R-Type, da desenvolvedora Irem. O cenário possui diversas camadas de paralaxe, os inimigos são diversificados e a quantidade de tiros é imensa. Além dos tiros tradicionais de sua nave, com direito a upgrade, há ataques extras como um laser concentrado de médio alcance e a bomba que varre a tela. Os ataques especiais e outras informações como medidor de energia e contador de vidas podem ser acompanhados através do hud.

Os maiores problemas apresentados na demo são a escolha do tamanho da fonte utilizada para ilustrar os diálogos dos personagens e alguns problemas de português que precisam passar por uma revisão.

Herodes está sendo desenvolvido para Windows e ganhará versão para Linux e segundo a campanha no Catarse, a data de lançamento é prevista para setembro de 2020. Clique aqui para você acessar a campanha no Catarse.