ENTREVISTA: Ben Fiquet, o diretor criativo de Streets of Rage 4

Streets of Rage 4 é um excelente game, sem dúvida.
Parte disso veio diretamente das mãos e mente de Ben Fiquet, o diretor do game. Ele criou a parte artística, além de liderar as equipes e a narrativa do título. Nascido na França em 1981, Ben já realizou trabalhos para Dreamworks, King, etc, além de ser o co-fundador da Lizardcube, empresa que além de Streets of Rage 4, também desenvolveu o remake de Wonder Boy: The Dragon’s Trap.

Muito gentilmente, ele nos concedeu uma entrevista especial.

Indie ON: Como foi a decisão sobre a direção do estilo artístico do game?
Ben: Eu desenvolvi o estilo artístico ao longo de seis meses antes da produção. Eu não acho que tenha sido uma escolha consciente, mas sim desenhei como eu acho que via os jogos originais em minha mente quando eu tinha doze anos. Acho que a arte e a animação tradicionais transmitem melhor o universo e os personagens na tela, também pode ser mais relevante para muitos jogadores que podem não estar familiarizados com a franquia.

Indie ON: Sabemos que você liderou a história do SoR4, ele tem uma vibe dos anos 80, mas com ajustes modernos. Qual foi a sua inspiração?
Ben: Acho que tentei focar em tempos mais simples, quando bandidos eram realmente malvados, como filmes dos anos 80. Desde o primeiro jogo, as narrativas eram apenas uma maneira de pular de um estágio para outro, tentei permanecer nesse estado de espírito.

Indie ON: A Lizardcube está ficando famosa por reviver velhas e amadas franquias, se você pudesse escolher, qual seria a próxima série a trazer de volta?
Ben: Existem muitos jogos que poderiam se beneficiar desse reavivamento, não apenas da Sega. Eu adoraria abordar os jogos Capcom ou SNK, mas também outros como Shining Force. Espero também trazer um dia a própria visão da Lizardcube para criar um novo IP.

Indie ON: Qual é o seu personagem favorito de SoR4?
Ben: Estel definitivamente. Ela também é baseada em uma policial de verdade que encontrei no meu prédio.

Indie ON: Você poderia enviar uma mensagem para todo o povo brasileiro? Nós amamos a
série de jogos antigos em que você trabalhou e nós realmente apreciamos o que vocês fizeram com Wonder Boy e Streets of Rage.
Ben: Bem, os jogadores brasileiros estão tão entusiasmados desde o início, e ainda hoje isso é loucura. Eu acho que há muito amor e paixão por retrogaming vindos do seu país, eu realmente gosto disso. Então, parabéns, espero que vocês se divirtam com o jogo e se já o fez; OBRIGADO POR JOGAR. Além disso, tussa no cotovelo 🙂

O Indie ON agradece imensamente a Ben Fiquet e a Lizardcube por nos responder tão carinhosamente. Confira o blog oficial do cara: http://www.benfiquet.com/.

Arte de Ben Fiquet para Streets of Rage 4
Arte oficial de Streets of Rage 4 (Imagem: Ben Fiquet)