[REVIEW] Demon’s Tilt

DEMON’S TILT é um jogo de pinball 2D desenvolvido pela WIZNWAR e FLARB LLC, que possui muitos elementos macabros inspirados nos games de pinball da década de 1990, lembrando o clássico da Technosoft, Devil’s Crash / Devil’s Crush, por exemplo. Embora haja apenas uma mesa, há três partes distintas nela.

Falando um pouquinho sobre cada setor da mesa, a parte inferior dela, indicada como Hermit no hud, o jogador passa por diversos chefes, que vão desde um monge maligno até a cabeça de um lobo ensandecido. Na parte central da mesa, Arcane, há uma cabeça de uma freira, chamada Lilith, que vai se transformando conforme é atacada pela bolinha. E na parte superior, Zodiac, há uma misteriosa criatura aprisionada em uma máscara de ferro, com uma estranha engrenagem à sua esquerda e à direita há uma cobra.

Todos os gráficos foram feitos em pixel art por Adam Ferrando, conhecido também como WIZNWAR, inclusive o mesmo nome da desenvolvedora de DEMON’S TILT. Toda a arte possui um esmero incrível devido ao detalhamento em cada parte da mesa, certamente inspirado pelo falecido artista plástico suíço, H. R. Giger, o gráfico pixelado é bem animado, com uma excelente escolha de cores, pois há uma mescla de tons góticos com muito néon, trazendo uma atmosfera relativamente moderna a um jogo retrô.

A trilha sonora foi composta pelo compositor Charlie Heinrich, também conhecido como ec2151. Ele trabalhou em diversos jogos como Devil Engine, Ghost Blade, Super Ice Slider, entre outros títulos. Para dar a ambientação sonora adequada a DEMON’S TILT, Charlie emulou o chip de som do Mega Drive, o famoso chip Yamaha YM2612 com o PSG, Programmable Sound Generator / gerador de som programável, SN76489A da Texas Instruments. Clique aqui para acessar o SoundCloud de Charlie Heinrich e conferir suas composições.

A jogabilidade do game é simples, além do jogador controlar os flippers, balançar a mesa, esta quando feita exaustivamente pode provocar o famoso tilt, é possível controlar a bolinha, de maneira limitada, e com isso há a possibilidade de se safar de algumas situações onde a morte seria iminente. Em DEMON’S TILT, além de ser um game de pinball, há elementos de jogo de tiro, pois alguns inimigos atiram e esses projéteis atrapalham a trajetória da bolinha, eles somem com o tempo, mas em algumas circunstâncias é possível limpar a tela desses ataques.

Ao longo da mesa, é necessário acessar algumas regiões para iniciar missões que além de garantir mais pontos, elas completam as missões indicadas no hud, que fica do lado direito, indicadas pelas letras das palavras Zodiac, Arcane e Hermit. É possível completar algumas missões de um setor em outras, para cada missão cumprida, uma letra da palavra fica acesa.

Os sons dos tiros acertando a bolinha, ela batendo nos flippers e percorrendo pelas loucas trilhas dos setores da mesa são embalados por competentes efeitos sonoros feitas por Hal Binderman, também conhecido como HEAVYVIPER, que trabalhou em diversos games, muitos shoot ‘em ups, como Zenodyne R, Fire Arrow X entre outros, e acompanhando toda a loucura de DEMON’S TILT temos a narração de Lilith, cuja dublagem ficou a cargo de Christina “SlyKitsune” H. Clique aqui para acessar o SoundCloud de HEAVYVIPER e aqui para conferir o canal do YouTube de SlyKitsune.

O título tem níveis de dificuldade que o jogador pode escolher e possui um modo onde você pode colocar em modo TATE, ou seja, o gamer pode jogar com a mesa completa no seu monitor, colocando-o na vertical. A desenvolvedora WIZNWAR teve o cuidado de localizar o game para o português, pois grande parte dos menus está em nosso idioma. Para quem gosta de competição, há um placar global comparando sua pontuação com a de outros jogadores.

https://www.youtube.com/watch?v=T9K9nJicIn4&t

Se você gosta dos jogos de pinball em 2D da década de 1990 com ambientação macabra, excelentes gráficos pixelados e uma boa trilha sonora, DEMON’S TILT é altamente recomendado, pois é extremamente divertido tentar inúmeras vezes bater seu próprio placar, obter as múltiplas bolas e completar as diversas missões.

DEMON’S TILT está disponível para PC, Xbox One e Nintendo Switch.

Nota final: 9/10