[REVIEW] Space Elite Force

Space Elite Force é um jogo de nave desenvolvido pelo Moraes Game Studio e publicado pela QUByte Interactive. O game foi lançado em 15 de setembro de 2020 para Nintendo Switch.

A história do jogo fala sobre a invasão dos Klyvu à Terra e a humanidade coloca todos os seus esforços no Projeto Internacional SEF para combater a ameaça alienígena. Embarque nas poderosas G-7 e a outra cujo nome não descobri, no caso do game ser jogado em duas pessoas em modo cooperativo local, e elimine as hordas inimigas. A maneira como a história é contada no início tem clara referência à outra famosa guerra estelar.

Embora não fosse obrigatório por ser um jogo desenvolvido por um estúdio brasileiro, o game possui localização em nosso idioma além do inglês.

Há três modos de jogo:
Modo normal – modo de jogo indicado para iniciantes, há save e nele é possível iniciar uma nova partida com os upgrades realizados em sua nave.
Modo extremo – neste modo, o game possui uma dificuldade maior e não há continues, o mais próximo da experiência arcade.
Modo infinito – como o próprio nome diz, o jogador enfrenta hordas e chefes inimigos aleatórios infinitamente com o intuito de obter a maior pontuação. A princípio você começa com as armas padrões e ao morrer é possível fazer upgrades em sua nave, porém sua pontuação começa do zero.

Nos modos normal e extremo, o jogador enfrenta diversos inimigos até chegar ao chefe de fase. Há algumas naves adversárias que liberam power ups que conferem poderes temporários à sua nave.

Os controles são bem simples, além do direcional para movimentar a G-7, há um botão para arma primária, outra para secundária, outra para terciária, esta eu ainda não descobri para que serve, e um quarto botão para deixar sua nave mais lenta com a finalidade de desviar mais facilmente de uma chuva de tiros.

É muito importante durante as fases coletar o máximo de moedas que são deixadas pelos inimigos destruídos para ao final de cada estágio ser possível fazer o máximo de melhorias na sua nave. Há uma boa variedade de inimigos e eles aparecem em diversos lugares, mas o jogo dá uma colher de chá indicando de onde irão surgir, porém sem o jogador saber qual oponente irá enfrentar. O game inicia de maneira tranquila sem muitos inimigos e tiros na tela, o que muda em estágios mais avançados que irão exigir bastante atenção do jogador.

O sistema de pontuação consiste em destruir os inimigos para aumentar o multiplicador de pontos, ao tomar um dano, além de perder energia, o multiplicador diminui consideravelmente.

Os gráficos de Space Elite Force são todos feitos em arte pixelada, embora o visual das naves seja simples e os sprites muito pequenos, exceto os chefes, tudo harmoniza e fica agradável de ver, pois há uma boa combinação de elementos, acredito que em decorrência da boa escolha das
cores.

As músicas de Hatus Quemuel são boas e casam perfeitamente com o jogo, porém não ouvi um tema marcante. Os efeitos sonoros são muito bons, em tudo há som, nos disparos de projéteis e elementos destruídos, é um trabalho bem feito.

O único problema que encontrei no jogo foi o seguinte: ao chegar próxima da área do chefe de fase, o jogo entra em slowmotion, como se o jogador estivesse pressionando o botão de deixar a nave mais lenta, porém o intuito, na minha interpretação, é dar uma carga dramática à cena, nesse momento, caso haja algum inimigo na tela e ele efetue algum disparo, é muito provável que você seja atingido e caso esteja com sua energia bem baixa, será um adeus.

Outro detalhe, que não é uma falha, mas deixo avisado, tome cuidado em não encostar nos chefes após derrota-los, embora seja comum na maioria dos jogos de nave você ganhar uma invencibilidade ao destruir um boss, não é o caso aqui.

Veredito

Space Elite Force é um jogo que indico para iniciantes do gênero, pois é um game fácil, a barra de energia facilita bastante, com as armas adequadas a sua nave fica muito poderosa, invista nos mísseis teleguiados, e é um game curto, bem no estilo arcade. Ideal para pontuações e para jogadores que gostam de terminar sem dar continue.

Além do Nintendo Switch, que foi o console usado para este review, Space Elite Force saiu para PC através do Steam em 17 de maio de 2018.

*Análise feita com cópia cedida pela publicadora.