Observe esquilos no game Nuts

Não vou começar essa matéria ressaltando como a indústria de jogos independentes consegue arriscar muito mais do que a AAA. Não acho necessário ressaltar que a criatividade nos desenvolvedores indies acaba sendo um de seus principais pontos para se destacar em meio a uma gama de lançamentos que cresce constantemente. Realmente não creio que eu preciso apontar o fato que por ter orçamentos muito menores do que de estúdios grandes, os indies precisam criar alternativas tanto em mecânicas quanto no marketing de seus títulos. Então, fica fácil entender de onde vem um game como Nuts.

O game foi desenvolvido pelo quarteto Joon, Pol, Muuutsch, Char e Torfi, em quatro lugares distintos do mundo: Reykjavik, Montreal, Berlim e Copenhague. Cada um desses nomes já possui uma competente história na indústria independente de jogos eletrônicos, e decidiram se juntar de forma remota para trabalhar em um título que é, no mínimo, muito original.

Nuts é um game em primeira pessoa com uma mecânica de puzzle original e uma temática simples: a observação de esquilos no meio da floresta. O objetivo do jogador é o de posicionar câmeras, explorar o local, reportar suas descobertas, e conhecer mais sobre os mistérios no núcleo da floresta. Toda a narrativa é contada através do protagonista, dos esquilos, e dos segredos encontrados, porém o grande astro do título é a sensação de ganho de conhecimento, algo muito importante em toda a jogatina. O estilo visual é totalmente original, mesclando poucas cores para criar formas dando a sensação de estarmos dentro de um quadro vivo.

Sem dúvida alguma, Nuts é um game que para compreendermos melhor, precisamos jogá-lo. Porém pelo trailer já dá para ter uma ideia de como será a brincadeira, algo que talvez ajude a criar a atmosfera que tanto buscamos em jogos originais.

Nuts é publicado pela Noodlecake e será lançado para Steam e Nintendo Switch no dia 04 de fevereiro.

Confira o trailer: