[REVIEW] Rain on your Parade

Jogos de diversão rápida e descompromissada ficam, ultimamente, mais focados nas plataformas móveis, porém de vez em quando ótimos títulos com essa pegada dão às caras nos consoles e PCs, oferecendo não apenas momentos de risadas, mas também um desafio interessante para quem procura. Rain on your Parade se encaixa muito bem nesta definição.

Desenvolvido pelo estúdio americando Unbound Creations, o game coloca o jogador na personificação de uma nuvem sapeca que adora estragar festas e tirar a paz das pessoas, mas de vez em quando enfrenta um vilão no maior estilo “Doutor Maluco do Tempo” nas mais diversas disputas por território. A melhor definição deste game é a oferecida pelos desenvolvedores: um simulador de traquinagens.

Sim, de cara dá para notar muita semelhança com o popular Untitled Goose Game, já que o núcleo de ambos os jogos é a bagunça generalizada. Há muitos estágios onde isso é realmente o que ocorre, como por exemplo em uma fase onde devemos acabar com um casamento simplesmente molhando convidados, noivos, e destruindo tudo com raios e muita água. Esse tipo de diversão pirada faz com que as risadas surjam de forma orgânica e gostosa, algo não muito visto em jogos por aí.

Por outro lado, há momentos onde Rain on your Parade se assume um game apaixonado por outros games. Loucura, não? Deixe-me explicar: Há várias fases que brincam com inspirações de outros títulos. Em uma delas jogamos com uma nuvem espiã se infiltrando em uma base de forma furtiva, evitando guardas enquanto conversamos com nosso “chefe” por telecomunicadores (Metal Gear Solid, alguém?). Em outra assumimos o papel de uma nuvem guerreira que enfrenta inimigos em um mundo verde, há corações do canto superior esquerdo que definem a nossa vida (Zelda, será?). Essas brincadeiras ajudam a definir uma enorme variedade entre objetivos e missões, além de divertir o gamer com cada nova inspiração e refência.

Já no quesito jogabilidade, além de sair por aí usando a água e o raio da nuvenzinha para estragar o dia de muita gente, há upgrades e habilidades para adquirir durante a aventura. Criar ciclones, absorver óleo e incendiar objetos são alguns exemplos, isso ajuda a jornada a não ficar entediante, fazendo com que o jogador sempre fique na expectativa do que virá na próxima fase.

Mesmo a aventura de Rain on your Parade sendo relativamente curta, após finalizar todos os estágios é liberado o New Game +, nele novos objetivos são abertos nas fases já finalizadas, e aí o desafio realmente aparece. Não que o game seja difícil, mas completar certas obrigações para garantir todas as estrelas exigem muito mais do que o jogador estava esperando. Evitar tomar dano enquanto resolve todos os puzzles em um curto período de tempo é só um exemplo do que está por vir para quem resolver enfrentar essa nova jogatina.

Por último, vale lembrar que toda a apresentação é cheia de carisma. A arte é linda, os detalhes foram feitos com muito carinho, a trilha sonora é apaixonante e os diálogos transbordam personalidade. Realmente um trabalho único na indústria de games atualmente.

Veredito

Rain on your Parade é um jogo diferente de muita coisa por aí, a sua simplicidade e diversão descompromissada exigem que o gamer esteja com uma cabeça pronta para essa brincadeira, pois aqui não há profundidade e muito menos reviravoltas narrativas incríveis. Ele não se leva a sério, mas consegue oferecer um ar de novidade tão pedido por fãs ao redor do mundo. Cada minuto de jogatina vale muito para quem busca por algo assim.

O game está disponível para Nintendo Switch, Xbox e PC.