Review: Hoa

Review de Hoa

Sabe quando você começa a jogar um jogo, despretensioso e bonitinho, e acaba se impressionando com ele? Então, Hoa pode te proporcionar isso. Desenvolvido pela Skrollcat Studios com parceria da Kyx Studios e publicado PM Studios, a obra é um belíssimo jogo de aventura com alguns puzzles e uma excelente trilha sonora. Confira o review.

Uma belíssima aventura

A história do game é simples: aqui jogamos com uma fadinha que acorda depois de navegar em uma folha, ela está em uma jornada para procurar os seus familiares e tem ajuda de diversos seres deste universo. Nosso protagonista no começo apenas consegue pular, porém ao avançar no jogo ele ganha novas habilidades.

Review Hoa
Jornada se inicia (Imagem: Indie ON / Luís Filipe)

A mecânica é bem simples: nas fases iniciais devemos capturar as cinco borboletas espalhadas pela fase, achar as pinturas que acordam os “chefes” e ganhar um novo poder. Hoa também é simples, não temos inimigos propriamente ditos nas fases, apenas alguns robôs em algumas fases que atrapalham no meio do caminho, os chefes são apenas criaturas que nos ajudam a prosseguir na jornada.

Os controles também são bem simples: como vamos aprendendo novas habilidades à medida que jogamos, dá para se acostumar bem rápido. Em Hoa, você tem que explorar as fases para alcançar os objetivos, alternar caminhos e usar as habilidades para prosseguir na sua jornada. As últimas fases diferenciam um pouco das iniciais justamente porque devemos apenas chegar ao ponto final, deixando a exploração dos momentos iniciais um pouco de lado.

Review de Hoa
Belas cores em Hoa (Imagem: Indie ON / Luís Filipe)

Mas o ponto alto do game com certeza é sua arte e sua trilha sonora. Hoa tem gráficos lindos e uma música calma e relaxante, o jogo impressiona. É um dos títulos mais bonitos que joguei recentemente, os detalhes são realmente impressionantes. Fiquei maravilhado na fase aquática, além de cenários lindos, temos várias criaturas que se complementam no cenário dando uma rica profundidade.

Fase em Hoa
A maravilhosa fase aquatica (Imagem: Indie ON / Luís Filipe)

A trilha sonora também é muito agradável, músicas orquestradas que dão uma sensação de paz e tranquilidade.

Gravação da Trilha sonora: Canal oficial do Game

Hoa, uma aventura de curta duração

Mas nem tudo são flores, o jogo é dividido em apenas 8 fases, fazendo com que a aventura seja bem curta. Mesmo um novato com pouco esforço consegue terminar Hoa em cerca de 3 horas. Além do mais, senti falta de um final mais cativante, mesmo gostando bastante da jornada. Para os amantes de conquistas, Hoa é um prato cheio, com apenas 18 delas, a maioria se pega somente ao completar as fases, duas ou três conquistas apenas que precisam realizar determinadas ações para obtê-las.

Platina em Hoa
Conquistando a platina do Game (Imagem: Indie ON / Luís Filipe)

Veredito

Hoa é uma experiência bem agradável, que vale a pena ser jogada. Dá pra notar o capricho que os desenvolvedores tiveram com o game e com sua trilha sonora. Um jogo simples mas com ambientes lindos e bem desenhados, boa jogabilidade e músicas que casam bem com o clima e ambientação da aventura.

Hoa se encontra disponível para Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X além de PC.

Nota final: 3,5/5