SteamWorld: Conheça a série

SteamWorld

Desenvolvido pelo estúdio sueco Image & Form, a série de jogos SteamWorld traz aventuras com robôs como protagonistas em um mundo steampunk pós-apocalíptico. Ao todo foram lançados cinco títulos entre 2010 e 2019, todos com a mesma temática, mas com jogabilidades distintas entre si.

Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre cada jogo lançado. Vamos lá!

1. SteamWorld Tower Defense

Lançado no dia 5 de julho de 2010 para o serviço DSiWare do Nintendo DS, SteamWorld Tower Defense traz elementos do popular gênero que dá nome ao jogo. O jogador assume o papel de um xerife de um lugar chamado Cowboy County. Seu objetivo é impedir os humanos que estão invadindo o condado para roubar ouro. A jogabilidade traz construções, posicionamento de defesas e um grande foco em estratégia.

2. SteamWorld Dig

Misturando elementos de metroidvania com mining game, SteamWorld Dig: A Fistful of Dirt foi lançado originalmente em 07 de agosto de 2013. Em 2021, a obra já está disponível para diversas plataformas, desde o Nintendo 3DS ao PlayStation 4.

A aventura traz o protagonista Rusty em uma jornada para as partes mais profundas da terra enquanto busca por recursos para reviver uma antiga cidade. Muitas partes do mapa são geradas aleatoriamente, obrigando o jogador a se planejar assim que entrar em um novo terreno. A trilha sonora, arte e som são excelentes. Este jogo recebeu muitos prêmios desde seu lançamento.

3. SteamWorld Heist

Mudando mais uma vez de estilo de jogo, SteamWorld Heist traz jogabilidade e mecânicas vindas diretamente do gênero RPG estratégico. Na aventura você comanda um grupo de piratas espaciais que seguem sua jornada pela galáxia enfrentando inimigos e juntando recursos. Tudo isso com personagens interessantes e um belo nível de desafio.

As fases são geradas de forma aleatória, fazendo com que cada missão ofereça a sensação de fazer parte de algo único. Com mais de 15 horas de jogabilidade, a aventura só acaba quando o jogador decide parar, pois sempre há algo para fazer neste ótimo game lançado em 10 de dezembro de 2015. Está disponível para diversas plataformas.

4. SteamWorld Dig 2

Seguindo os acontecimentos do primeiro game, SteamWorld Dig 2 traz a protagonista Dorothy. Ela tem a intenção de investigar os motivos de tantos terremotos assolarem a sua velha cidade. Além disso, a personagem busca descobrir o que aconteceu com seu grande amigo.

Lançado em 21 de setembro de 2017, o game traz a mesma jogabilidade de seu antecessor, mas tudo foi refinado. A apresentação é muito competente, juntando a mesma trilha sonora empolgante e um estilo gráfico bastante belo. O desafio continua, obrigando o jogador a encarar cada nível com planejamento e atenção.

5. SteamWorld Quest: Hand of Gilgamech

O título mais recente da série foi lançado no dia 25 de abril de 2019. Disponível para Nintendo Switch, Google Stadia e PC. SteamWorld Quest: Hand of Gilgamech muda novamente o gênero e as mecânicas da franquia, a expandindo ainda mais.

Dessa vez, o jogador assume o papel da dupla Armilly e Copernica em uma aventura que tem cara de conto de fadas com uma jogabilidade de RPG. O combate é realizado através de cartas em um vasto mundo de fantasia medieval. Vale ressaltar que toda a arte foi feita a mão, dando um estilo todo especial para esse jogo.

Em 2020, a Image & Form foi integrada à Thunderful Development. Com isso, ainda não se sabe o futuro da franquia SteamWorld. De qualquer forma, com cinco excelentes jogos em sua série, podemos ter certeza de que seu legado está garantido.

Se nunca jogou nenhum game dessa empolgante franquia steampunk com robôs simpáticos, não deixe de conferir a loja Player Dois, parceira do Indie ON!