Review: Aeon Drive

review aeon drive

Rápido, desafiador e com gráficos impressionantes, o novo game da 2Awesome Studio faz com que os jogadores embarquem em uma luta contra o tempo. Será que vamos conseguir salvar Neo Barcelona em apenas 30 segundos? Confira no review de Aeon Drive.

Uma nova aventura para Jackelyne

Aeon Drive é a continuação direta do jogo anterior da 2Awesome, Dimension Drive, no qual a piloto espacial Jacklyne tem que fazer um pouso forçado de sua nave no planeta conhecido como “nossa Terra” na Dimensão FD52 no ano de 2078. A heroína, ao chegar no planeta, tem sua nave atacada e é obrigada a parar na cidade de Neo Barcelona, porém ao ser atacada, os núcleos dimensionais do motor de sua nave acabam se espalhando pela cidade.

Jackelyne precisa imediatamente estabilizar todos os núcleos senão o planeta inteiro irá explodir. Para piorar a situação, ela terá apenas 30 segundos para conseguir estabilizar cada núcleo, o que faz com que o jogo seja uma eterna corrida contra o tempo.

habilidades em aeon drive
Domine as suas habilidades para vencer os desafios (Imagem: Luis Filipe / Indie ON)

Aeon Drive tem foco nas speedruns

Aeon Drive é totalmente diferente do seu jogo anterior. Enquanto Dimension Drive é um jogo de shoot ‘em up, aqui o estilo do jogo muda para plataforma em 2D com foco no tempo. Temos apenas 30 segundos para terminar cada uma das 100 fases. Este tempo, a princípio, parece ser muito curto e nos dá uma sensação que será impossível de chegar ao final da fase, porém a medida que avançamos e nos acostumamos com sua jogabilidade, percebemos que é possível terminar dentro do tempo proposto. Ainda mais se coletarmos as energias que garantem um tempo extra.

A obra mostra um placar com os melhores tempos entre os jogadores ao final de cada fase e ainda permite reiniciar para conseguir um melhor tempo e tentar um lugar melhor no scoreboard do game.

A jogabilidade é simples e rápida de dominar. Jackelyne possui uma adaga e uma espada para derrubar os inimigos. A adaga permite alcançar os lugares mais altos, passar por raios laser, derrotar inimigos, teletransportar para locais e ainda acionar botões e dispositivos.

placar de tempos
Repetindo a fase até conseguir o melhor tempo (Imagem: Luís Filipe / Indie ON)

Aventura multiplayer

O game conta com dois modos principais: a campanha na qual temos que terminar as 100 fases divididas em 10 estágios, além de um modo competitivo no qual há uma disputa entre dois até quatro jogadores em um circuito dentro das fases para determinar quem chega primeiro na linha de chegada.

Diferente de outros títulos de plataforma em que temos uma tela dividida ou algo similar no modo multiplayer, em Aeon Drive a câmera se move de forma diferente. Quando um jogador se afasta do outro, a câmera também se afasta, fazendo com que o plano do cenário seja aumentado. Dessa forma, é possível que todos os jogadores consigam terminar as fases. Porém, como o foco é o speedrun, caso os jogadores fiquem para trás, o jogo remove aquele que está mais lento.

Já no modo competitivo temos apenas quatro fases, sem tempo para terminar. Há a possibilidade de voltar ao ponto inicial para quem morrer em uma das armadilhas. Aqui, diferente do modo campanha, os tempos também são mostrados, porém apenas entre os participantes da competição.

modo competitivo de aeon drive
O modo competitivo de Aeon Drive (Imagem: Luís Filipe / Indie ON)

Aeon Drive e seu final secreto

O jogo parece ser bem difícil em seu ínicio, porém à medida que jogamos, percebemos que tudo passa por escolher as melhores rotas e dominar as fases. Cada fase possui rotas alternativas, o que garante não apenas tentar melhorar o tempo, mas também tentar pegar os colecionáveis. Há três tipos: os Data Cubes, os hot dogs e os diamantes.

O maior desafio da aventura é tentar pegar os colecionáveis dentro do tempo escasso. Além do mais, ao chegar no final do game, caso você queira assistir ao final secreto, é necessário coletar todos os 100 diamantes que estão localizados em cada fase. É um desafio e tanto procurá-los e ainda completar cada nível no tempo restante.

Para os aficionados em conquistas, Aeon Drive traz um bom desafio. Além de ter que coletar todos os diamantes, data cubes e hot dogs, o jogador deve terminar cada fase do game sem utilizar as cápsulas de energia, ou seja, completar todas as 100 fases do game em apenas 30 segundos.

Veredito

Aeon Drive é um jogo rápido, viciante e bem divertido. Oferece maravilhosos gráficos em pixel art, tudo muito colorido e com muito neon. Os cenários são belíssimos e sua trilha sonora remete aos anos 80 em grande estilo. Apesar de haver um pouco de repetição nas fases, principalmente no final da jornada, há um desafio na medida certa para todos os jogadores. O placar no final das fases te faz sempre tentar superar e conseguir melhores tempos. Além do mais, a possibilidade de jogar com amigos de forma local permite uma forma diferente de completar cada cénario.

Aeon Drive se encontra disponível para Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X além de PC.

Nota final: 3,5/5

*análise feita com código cedido pela distribuidora