Review: Super Mombo Quest

super mombo quest logo

Mombo, uma criatura roxa e fofinha, volta para uma aventura para salvar a Mombolândia do terrível Rei dos Pesadelos. Venha conferir o review de Super Mombo Quest o novo jogo do brasileiro Orube Game Studio.

Mombo retorna em uma nova aventura

A engraçada criatura do Mombo apareceu pela primeira vez em Mombo Combo² que foi o primeiro jogo da Orube Game Studio. Porém, Super Mombo Quest não é uma continuação direta daquele game. Aqui temos um jogo totalmente diferente, no qual o pequeno Mombo é o único capaz de lutar contra o terrível Rei dos Pesadelos.

A historia é bem simples: Tomé, nosso mentor durante a jornada, sai a procura do escolhido que irá salvar a Mombolândia. Ao encontrar uma criatura pequena e com uma língua gigante, ele não crê que ela irá salvar a todos. Ao andarmos pela Mombolândia, uma sombra de fogo sinistra começa a corroer todos lugares, Tomé nos leva para o Vilarejo dos Guardiões e agora Mombo deve procurar os outros moradores que irão ajudar na sua jornada.

super mombo quest
Mombo detonando os inimigos (Imagem: Luis Filipe / Indie ON)

Um grande mundo para ser explorado em Super Mombo Quest

Super Mombo Quest tem ao todo 8 mundos para ser explorado. Vão desde um Vulcão perigoso a uma Pirâmide Tecnológica. Os cenários são extremamente lindos e dá vontade de andar em cada canto para completar todo o game. Aqui a equipe da Orube fez um bom trabalho porque o jogo não é linear. Temos diferentes rotas e podemos tentar avançar de diferentes maneiras na aventura.

É claro que alguns lugares dependeram de algumas habilidades específicas, mas o game permite ao jogador passar diferentes rotas para atravessar os mundos. No inicio, como nosso personagem tem poucas habilidades, podemos até achar o jogo um pouco repetitivo. Isso porque na maioria das fases temos apenas dois objetivos que variam quase sempre em coletar uma moeda, derrotar todos os inimigos ou coletar todos os cristais. Porém, a medida que avançamos no jogo, adquirimos novas habilidades que fazem com que tudo fique mais fácil e também extremamente divertido.

fase do jogo
Belíssimo deserto do game (Imagem: Luis Filipe / Indie ON)

Uma criatura, várias formas

Ao começar a jornada, a criatura roxa consegue apenas pular em cima dos inimigos e utilizar a sua grande língua. Porém, ao derrotar cada chefe de Super Mombo Quest, ganhamos uma nova forma com novas habilidades.

Ao total temos 6 formas, sendo a última conseguida ao derrotarmos o Rei dos Pesadelos.

  • O “Mombo de Fogo” no qual o herói se transforma em uma bola de fogo para derrotar os inimigos e abrir caminhos;
  • O “Mombo de Folha” que consegue fazer o personagem planar e dar um pulo a mais do que os demais;
  • O “Mombo de Raio” que utiliza o movimento “Surfe Elétrico” para derrotar seus inimigos e também alcançar lugares magnéticos;
  • O “Mombo de Pedro” com seu poderoso Shoryuken;
  • E o “Mombo Maligno” que possui habilidade de se teletransportar para os inimigos, facilitando assim muito a jogatina.
super mombo quest
Várias formas para conquistar (Imagem: Luis Filipe / Indie ON)

Habilidades e Artefatos para ajudar na jornada

O game de forma geral é bem simples. A progressão é bem tranquila, trazendo diversas habilidades e artefatos que facilitam a vida dos jogadores. Cada forma (exceto a maligna) de Mombo tem duas habilidades extras que melhoram o potencial de nosso herói. Também podemos equipar três artefatos que ajudam bastante na jogatina, principalmente no último mundo.

Acredite, o último mundo vai fazer você repensar qual artefato você irá utilizar para chegar ao final da aventura. Apesar dos 7 mundos anteriores serem tranquilos de completar, apenas exigindo paciência e um pouco de treino, no mundo final as coisas se complicam. Ainda bem que podemos ignorar as moedas aqui e somente passar pelas fases, porém você irá morrer bastante até chegar ao Rei dos Pesadelos.

artefatos do jogo
Artefatos podem salvar sua pele (Imagem: Luis Filipe / Indie ON)

Boss Rush em Super Mombo Quest?

O jogo possui diversos personagens que encontramos ao decorrer da aventura. Um destes personagens é Adamastor, um forte e grande tigre que nos encoraja a sempre treinar mais.

Ao visitarmos Adamastor na vila, podemos reviver as arenas e também os chefes. Porém, aqui não é bem um modo Boss Rush como podemos ver em outros jogos. Em Super Mombo Quest, podemos lutar novamente a um custo de 100 cristais com qualquer chefe já derrotado. No entanto, fica a pergunta, será que vale a pena ter este modo visto que a dificuldade não é aumentada e nem podemos derrotar os chefes em sequência?

modo boss rush
O grande Adamastor (Imagem: Luis Filipe / Indie ON)

Veredito

Super Mombo Quest é um jogo extremamente divertido, com belíssimos gráficos e uma trilha sonora cativante. Apesar de ter um início repetitivo e as habilidades tornarem o game fácil de se jogar, tudo é bem viciante. Dá vontade de tentar completar todos os desafios de cada área, além de coletar todos os animais espalhados pelo game. A Orube fez um belo trabalho com a obra como um todo, sem dúvida. A jogabilidade é extremamente fluída e precisa. Vale a pena dar uma chance e ajudar o pequeno Mombo nessa incrível aventura.

Super Mombo Quest está disponível para Nintendo Switch, PC (via Steam) além de celulares pela Apple Store e também Play Store.

Nota final: 3,5/5

*análise feita com código cedido pela distribuidora