Nossos jogos indies favoritos de 2021

12 minutes

Após mais um excelente ano para quem é fã de games independentes, nós do Indie ON convidamos alguns amigos para nos contar quais são seus jogos indies de 2021. Tem de tudo: obras engraçadas, desafiadoras, profundas, etc. Agora é esperar o ano que vem para vermos se teremos títulos ainda melhores.

Daniel Reenlsober – Ultra N Podcast

Road 96 foi um jogo que me chamou a atenção desde seu anúncio em uma das conferências da Nintendo. A proposta de ser um aventura narrativa, mas com toques procedurais me deixou pensativo: como isso seria possível? Jogando, entendemos melhor que não é tão “gerado aleatoriamente” como a palavra procedural traz. Aqui somos levados aos anos 1996 para um lugar fictício chamado Petria, pais esse envolto num ambiente politico totalitário e prestes a ocorrer novas eleições. Você controla um dos jovens que sonham por liberdade e quer fugir do país. Você passa então o jogo todo tentando chegar a fronteira e buscar uma vida melhor “do outro lado”.

Mas o destaque de Road 96 não são esses personagens que você controla, e sim, sua relação com outros 7 personagens que você se depara na viagem. Entre conversar, opções de resolução de problemas e minigames não muito desenvoldiso, o que te prende ao jogo é justamente conhecer e entender o que levou os personagens a tomarem algumas atitudes no passado e o que você vai fazer no presente. Um jogão!

jogos indies 2021
Road 96 (Imagem: Divulgação)

Luís Filipe – Redator do Indie ON

2021 teve vários jogos legais, mas um dos que mais curti esse ano foi um game brasileiro. Super Mombo Quest, um jogo leve, divertido, com vários power-ups e com uma boa jogabilidade é uma aventura que dá para nos divertir por horas.

Mozart Geraldo – Redator do Indie ON

Não joguei muitos jogos indies lançados em 2021, mas dos que joguei, acredito que 12 Minutes foi o game independente que mais me marcou. Para quem curte solucionar mistérios e não dispensa uma boa narrativa, a aventura temporal concebida por nosso amigo lusitano Luís António é uma boa pedida.

Coguma – Redator do Indie ON

Meu jogo indie favorito des 2021 é Loop Hero. Um game que traz uma fusão de vários estilos de jogos, mas que consegue criar a sua própria personalidade. Com uma capacidade de se renovar a cada nova jogatina, o fator replay vai nas alturas!

loop hero
Loop Hero (Imagem: Divulgação)

Ricardo Syozi – Editor do Indie ON

Acho que joguei muitos jogos indies em 2021, mas nem todos marcaram presença em meu hall da fama pessoal. Eu tinha certeza de que iria adorar Cyber Shadow e Curse of the Dead Gods, mas eles acabaram ficando na parte do “gostei, mas não amei”. Houveram títulos que me animaram e curti muito como Dandy Ace e Genesis Noir, mas meu jogo independente do ano se chama Rain on your Parade.

Um game charmoso cheio de ideias boas, referências inteligentes, trilha sonora apaixonante e uma arte incrivelmente bela. O melhor de tudo: há desafio para quem busca, mas se o jogador preferir, é possível jogar a aventura totalmente de forma casual.

E para você, qual o melhor jogo indie de 2021? Deixe suas opiniões nos comentários!