Shantae, uma heroína indie

Shantae

Você já ouviu falar na Shantae? Uma Meio-Gênio filha de um humano com uma Gênio Guardiã. Nossa heroína que ataca com seus cabelos, usa diversas magias e sempre dança para se transformar em criaturas mágicas para conseguir concluir suas aventuras.

Shantae é uma série de jogos de aventura em plataforma que, segundo Matt Bozon, um dos criadores do game, teve forte influência de diversos títulos como Castlevania, Mega Man, Alladin, The Legend of Zelda e até mesmo o anime Ranma ½.

Vamos conhecer todas suas aventuras:

Shantae (2002)

No primeiro jogo temos nossa protagonista tentando salvar um mundo da pirata Risky Boots. Aqui, a personagem aprende novas habilidades e danças para avançar em sua aventura. O jogo tem uma qualidade visual impressionante, com belos gráficos e ótimas musicas.

Uma curiosidade é que o jogo da WayForward foi lançado em 2002 quase no final da vida do Game Boy Color. A desenvolvedora, curiosamente não fez um port para o até então na época novo portátil da Nintendo, o Game Boy Advance. Além do mais, Shantae é o primeiro jogo da WayForward sendo publicado pela Capcom.

O game original teve um relançamento em 2013 via Virtual Console para o Nintendo 3DS. Em 2021 recebeu um port no Nintendo Switch com algumas novas funcionalidades como Save State e a possibilidade de jogar um modo melhorado como se fosse uma versão de GBA.

Shantae
Imagem: Divulgação Wayfoward

Shantae: Risky’s Revenge (2010)

Shantae e seu tio Mimic acham uma lâmpada magica que é roubada pela vilã Risky. Agora nossa protagonista segue em busca dos 3 selos para libertar a magia.

O segundo título da franquia foi originalmente lançado para o Nintendo DSi. Aqui temos uma evolução bem grande em relação ao jogo original, principalmente se contar que a continuação foi lançada em um console de duas gerações a frente. Posteriormente, Risky’s Revenge seria lançado para iOS em 2011, para PC em 2014, PlayStation 4 em 2015 e Wii U em 2016. Chegando para Nintendo Switch e Xbox One em 2020 e em 2021 para Google Stadia e PlayStation 5.

Shantae: Risky's Revenge
Imagem: Divulgação Wayfoward

Shantae and the Pirate’s Curse (2014)

O terceiro jogo da série foi lançado originalmente para o Nintendo 3DS em outubro de 2014. Em dezembro do mesmo ano chegou para o Nintendo Wii U. Aqui temos uma nova ameaça, desta vez Shantae tem que combater o perigoso Pirate Master que fora selado pelas Gênios Guardiãs. E o inimigo é tão poderoso que nossa heroína recebe ajuda até de sua arqui-rival Risky Boots.

Novamente, o game tem uma evolução gráfica, com belos cenários e chefes. Aqui pela primeira vez não temos um mundo totalmente interligado, podemos andar através de ilhas no barco da famosa vilã.

O game posteriormente também seria portado para PC, Xbox One, PlayStation 4 e também Nintendo Switch.

Shantae and the Pirate's Curse
Imagem: Divulgação Wayfoward

Shantae: Half-Genie Hero (2016)

O quarto game da série é o primeiro feito para consoles de alta definição. É possível perceber a qualidade impressionante dos gráficos em relação aos jogos anteriores. O jogo passou por um processo de Crowdfunding, sendo lançado de forma digital e em mídia física para Nintendo Wii U, PlayStation 4 e PlayStation Vita, além de forma digital para PC e Xbox One. Posteriormente, o game ainda foi lançado para Nintendo Switch e também PlayStation 5 e Google Stadia.

Shantae, tem novas habilidades e poderes nesta aventura. O game conta com conteúdo de DLC em que podemos jogar com outros personagens. O título também foi chamado de ½ Genie Hero em grande parte em homenagem ao anime Ranma ½ em que os produtores já se declararam fãs.

Half-Genie Hero
Imagem: Divulgação Wayfoward

Shantae and the Seven Sirens (2019)

Com um enredo envolvendo sete novos antagonistas, Shantae passa a ter ajuda aqui de outras gênios parecidas com ela em sua aventura. O game volta às origens, temos uma aventura em um mundo interligado com aquele estilo de metroidvania mesmo. O jogo ainda conta com um modo New Game + no qual nossa heroína possui mais magia, porém com menor defesa, tornando tudo mais desafiante.

Novamente temos uma evolução gráfica, cada game da série fica ainda mais bonito do que o anterior. O jogo foi inicialmente lançado para iOS com port para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch em 2020.

Seven Sirens
Imagem: Divulgação Wayfoward

Shantae é uma série que nasceu em um console da Nintendo, porém deu as caras em diversas plataformas ao longo dos anos. Curiosamente, é somente no Nintendo Switch que é possível jogar todos os games de nossa heroína metade humana metade gênio.

Você gosta dessa franquia? Qual o seu game favorito da Shantae? Deixe a sua opinião nos comentários!