Outlast e sua saga de terror

Outlast

O gênero survival horror não é muito popular entre os desenvolvedores de jogos indies, porém é possível encontrar verdadeiros títulos que assustam até os mais corajosos gamers. A série Outlast do estúdio canadense Red Barrels é uma dessas obras.

Ao todo foram lançados dois jogos até o momento de publicação deste artigo, mas uma nova empreitada já está em desenvolvimento e não deve demorar muito para chegar às casas dos aficionados por sustos e tensão. Pensando nisso, fiz um resumo de cada título para que ninguém fique boiando com essa excelente série.

Outlast

Lançado em setembro de 2013, o primeiro game da franquia está presente nos PCs, PS4, Xbox One e Nintendo Switch. A narrativa se passa no Colorado, em um sanatório chamado Mount Massive.

O jogador assume a câmera de um jornalista que invade o local para fazer sua investigação. Porém, o que ele descobre é muito maior do que gostaria. A partir daí, tudo o que o profissional deseja é escapar com vida do terror no qual se encontra.

Há uma expansão chamada Outlast: Whistleblower. Ela revela muito do que ocorreu previamente ao jogo original e vale a conferida.

Outlast 2

Em abril de 2017, o Red Barrels lançou uma sequência ainda mais assustadora e violenta do que o original. Agora, o protagonista se chama Blake Langermann, um câmera-man que está trabalhando com sua esposa. Ambos investigam um assassinato e são levados até o deserto do Arizona.

É com essa premissa que eles são colocados em várias provas aterrorizantes e passam a conhecer criaturas que gostariam de jamais ter colocado os olhos. Mesmo não tendo uma ligação direta com o game original, vale conhecer ambos para entender mais sobre o mundo e horror de Outlast.

The Outlast Trials

O próximo game da franquia já está confirmado, porém, ainda não há nenhuma plataforma ou data de lançamento oficializados pelo Red Barrels. Essa empreitada vai oferecer jogatina cooperativa com o pano de fundo aterrorizante que os fãs já estão apaixonados.

Toda a história vai se passar durante a guerra fria. Voluntários são recrutados pela instituição nada bacaninha chamada Murkoff Corporation. O objetivo dos experimentos é o de testar métodos de lavagem cerebral e controle mental, mas é claro que isso vai sair do controle.

Os jogadores vão ser sobreviventes nesse mundo onde tudo e todos são ameaças para suas vidas. Será necessária muita cooperação e coordenação para manter cada um vivo. Agora é aguardar por mais informações de The Outlast Trials.

outlast
A ambientação de Outlast 2 (Imagem: Divulgação)

Toda a jogabilidade dos jogos da série Outlast são em primeira pessoa para dar aquela imersão importante em obras desse gênero. Você já conhecia os games do estúdio Red Barrels? Qual o seu favorito até agora?